segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Fase inicial do desenvolvimento da superdotação de formação

A manifestação da superdotação está longe de ser algo meramente marcado, porém, quando se fala dos superdotados de formação, observa-se algumas características emocionais que, normalmente, antecedem a formação do indivíduo superdotado. Vale lembrar que estas características não são fatores formadores da superdotação, visto que disso já tratei em outro post. 
Normalmente, a superdotação de formação começa a aparecer a partir dos 11, 12 anos, no qual a criança já é mais capacitada a manifestar uma personalidade própria e, além disso, começa a descobrir o mundo e formar seus interesses. Aí está uma das principais características, marcada pela curiosidade (sentimento primário). Isso normalmente ocorre perante a certa excitação (o estímulo motivador), que se dá ou por um filme, seriado ou algo que inspire a criança a estudar o assunto. Esta é uma das fases mais promissoras da superdotação, porém, são raros os casos de "interesses" que realmente resultem em altas habilidades. Nesta etapa, a criança ou adolescente costuma ficar inquieto, interessado e se envolver muito com o assunto interessado. A internet é uma grande parceira para que o processo se transcorra normalmente.
Voltando aos estímulos motivadores, notamos que o instinto de busca da curiosidade em praticamente todos os casos desperta algo no indivíduo e realmente este sentimento secundário que será o projeto de superdotação. O projeto de superdotação é, simples e basicamente, o fim esperado pelo indivíduo perante os conhecimentos adquiridos. Por exemplo, um superdotado artístico normalmente terá como projeto de superdotação se tornar um grande artista, e, em geral, os projetos de superdotação sempre estão relacionados com o futuro. O sentimento secundário (lembrando que o primeiro é a curiosidade) gerado pela observação de um estímulo motivante resulta no projeto de superdotação pelo fato de ele ser normalmente a verdadeira e real motivação do superdotado. Ok, tudo bem que a curiosidade é um fator importantíssimo, mas o sentimento motivante verdadeiro é realmente o que gera o projeto de superdotação. Todos os superdotados aprendem ou desenvolvem algo esperando outra coisa em troca daquilo, mesmo que inconscientemente.
Após alguns dias, a fase de curiosidade ou ficará apenas nisso ou se transformará numa possível segunda etapa da superdotação. Os interesses se transformam em pesquisa e aí sim, o indivíduo terá uma necessidade de pesquisa moderadamente capaz de satisfazer o seu intelecto.
Apesar de tudo, apenas a partir de a criança ter conseguido altas e não contextualizadas habilidades em algo, ela poderá ser considerada superdotada.

Romes

Nenhum comentário:

Postar um comentário