sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Diferença entre talento, superdotação e "genialidade"

Acompanhava um interessante vídeo sobre superdotação na internet, que ainda não havia assistido quando me deparei com a frase: "Talentos, todo mundo tem, superdotação, não, só alguns." Como podemos entender esta frase, que, por sinal, está correta?
O talento é uma habilidade para alguma área. Todos tem algum talento. Entrando no campo da Psicologia Infantil, notamos: existem crianças que gostam mais de desenhar e desenham melhor que escrevem. O desenho é um talento para elas. Normalmente, o talento é muito relacionado ao gostar, de modo parecido com a superdotação. A própria didática social de colocar como bom aquele que é melhor que os outros gera, inconscientemente, o gosto da criança pela área em que é boa.
Se formos olhar em algum dicionário, encontraremos a seguinte definição para talento: "capacidade, distinta aptidão, habilidade natural...". Por ser um potencial que se manifesta muito menos fervorosamente que a superdotação, o talento tende a não assustar tanto, porque parece normal naquele contexto. Exemplo: uma criança que gosta de jogar futebol e joga bem.
Agora quando falamos em superdotação, devemos ter exclarecida a definição: caracterização de uma habilidade maior e incontextualizada de uma criança (no contexto da Psicologia Infantil) para alguma área. Ok. Destaquemos alguns pontos. O primeiro é: "caracterização de uma habilidade maior", ou seja, o potencial da superdotação é muito maior do que o do simples talento, que é apenas uma habilidade. O segundo é: "incontextualizada", ou seja, fora do contexto real daquela criança, estranho, anormal, um exemplo é de uma criança que, aos quatro anos, parece dominar grandes instrumentos musicais e tocá-los com perfeição. Isto é anormal para o contexto de convívio daquela criança, em comparação com o restante da sociedade. Terceiro "...para alguma área". Observe que tanto talento quanto superdotação, quanto até mesmo os casos que prefiro chamar de "genialidade", o superdotado, o talentoso ou seja lá qual nome você queira designar não é obrigatoriamente bom em tudo. Claro, ele terá uma área que o fará destaque, mas nem por isso tem que ser bom em todas as áreas, o que é, aliás, raríssimo. A noção acima apresentada, de que o superdotado devia saber tudo, era compartilhada em tempos antigos.
Quando eu uso a expressão, que muitos pesquisadores não gostam, genialidade, eu quero designar um conjunto "acima" dos superdotados comuns, ou seja, pessoas com habilidades muito grandes que se diferenciam dos demais superdotados. Exemplo: a criança, com 3 anos, ter conhecimentos avançados de Medicina. Esta é superdotada? Claro, porém, uso a expressão genialidade para abranger esta classe mais rara e incomum do fenômeno das altas habilidades. Ao falar de genialidade, me refiro, a fim de diferenciá-la da superdotação, ao seguinte fato: na genialidade, o indivíduo tem acesso a informações que não só estão incontextualizadas a sua realidade, mas que estão muito além do que a estrutura mental e física da criança poderia absorver. É como no caso apresentado. Uma criança de três anos não tem jamais o cérebro e a mentalidade preparada para aprender Medicina avançada. 
Reflito também que não quero causar "confusões" com os companheiros da Psicologia por falar de genialidade. Digo que o termo é simples e meramente uma questão de nomenclatura, nada mais. 
Voltando ao tema do artigo, em síntese, o talento é uma habilidade simples de alguém para alguma área, normalmente ligada a aptidão natural, sem causar estranheza nem qualquer outro empecílio. A superdotação é a caracterização de uma habilidade maior e incontextualizada do indivíduo para alguma área, sendo neurologicamente associada a alta velocidade de propagação dos impulsos nervosos (teoria mais aceita atualmente). A genialidade é um termo de uso próprio, que simplesmente designa um grau maior de superdotação, no qual o indivíduo normal não tem de forma alguma características físicas  e psicológicas de assimiliar aquele conhecimento.

Deixo a seguir vídeos interessantes sobre superdotação para caso alguém queira assistir:

 
Série Superdotados - TV Tribuna (01)

 
 Série Superdotados - TV Tribuna (02)

 
Série Superdotados - TV Tribuna (03)

Romes Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário