quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Fatores de formação da superdotação

Existem fatores essenciais que contribuem para a formação dos superdotados, assim como para qualquer outro grupo social que se pretenda referir. Analisemos abaixo os fatores mais importantes.

- Fator genético: Sabendo que a superdotação está longe de ser um fenômeno puramente psíquico, notemos que a ciência atual já provou que a personalidade também não é composta tão somente por fatores psicológicos, mas também, pela herança genética. O que ocorre não é tão precisamente que o superdotado deverá "puxar" a superdotação dos pais, mas, terá maior disposição de base neurobiológica em desenvolver altas capacidades. Isso se verifica também quando dizemos que tal criança tem mais predisposição genética para aprender matemática do que português. O que ocorre é que no superdotado, os fatores genéticos estarão normalmente muito mais aguçados no que se refere a propagação dos estímulos nervosos, tese consideravelmente aceita para explicar a superdotação. Logo, volto a confirmar, a genética pode determinar predisposição, mas não dará certeza de superdotação. Muito relacionado aos superdotados naturais (grupo raro).

- Fator social: Como já disse diversas vezes em posts anteriores, os fatores sociais são decisivos para a criação de um alicerce propício para a formação do superdotado. Nas crianças com altas habilidades, o que se nota com frequência é a presença de certos sintomas de psicopatologias relacionadas a depressão, stress e ansiedade. Assim sendo, a sociedade serve como fator impulsionador, na maioria das vezes, para a formação das altas habilidades. Neste grupo de fatores, enquadro também os papéis de pai e escola na formação da criança superdotada.

- Fatores individuais: Cada ser é próprio, logo, responde a estímulos de forma diferente. O que vai então servir para a formação de um superdotado é, quase que primordialmente, os fatores individuais. De nada adianta ter fatores genéticos e sociais favoráveis se não se tem vontade em aprender e crescer mais. Quando falo dos fatores individuais, estou falando da vontade e do esforço pessoal da criança ou do jovem em aprender mais e romper os limites da ignorância muitas vezes impostos pela sociedade. 

É importante que se averigúe também que os três fatores são alicerces dispensáveis para uma formação qualitária do superdotado. Não excluamos também as possibilidades da criança não contar com nenhum destes fatores e desenvolver altas habilidades. A ciência em geral e, sobretudo, a Psicologia da Superdotação está recheada de exceções que sempre nos convencem de que por mais que estudemos, o ápice do conhecimento ainda está distante de nossa vista.

Romes Sousa

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se há alguma forma de distinguir a superdotação, ou mesmo a genialidade! Se pudesse me ajudar ficaria agradecido. Parabéns pelo post!

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  2. Jean, tenho um post já preparado que fala sobre a diferença entre talento, superdotação e genialidade. O link é: http://geniosmirins.blogspot.com.br/2012/12/diferenca-entre-talento-superdotacao-e.html.

    Obrigado pelo comentário!

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