sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Categorias de formação do superdotado

Normalmente, a superdotação é sempre cercada de muito misticismo por alguns leigos. Em via disso, decidi escrever mais sobre a formação do superdotado, onde falarei neste artigo sobre as duas classes que, por enquanto, considero relevantes quando se fala de superdotação.
Inicialmente, existem os superdotados naturais. Estes são muito raros, pouco os vemos, mas seu número parece ter aumentado nos dias atuais. São aqueles que parecem nascer com o conhecimento referente a superdotação. São aquelas crianças que, aos dois anos, conseguem fazer coisas mirabolantes, deixando todos encantados e alguns até perplexos. Para exemplificar, analisemos o caso da menina Aelita Andre, cuja foto estampa o logo deste blog.
Aelita, hoje, com 5 anos.
Aelita é australiana e atualmente considerada a maior revelação das artes visuais dos últimos tempos. Certo dia, quando menos de um ano carregava, o seu pai, ao se dispor a pintar amistosamente, viu que a criança demonstrava grande interesse pela pintura e, inclusive, tomou certa quantidade de tinta e ainda com pouquíssima idade, realizou sua primeira obra de arte. O que é estranho é que o que foi pintado corresponde ao estilo do impressionismo britânico, escola que desapareceu após a morte de seu último artista, em 1956, num acidente de carro. Para aqueles que achavam que a pintura não passava de uma "arte" (no sentido de bagunça), a menina, poucos meses depois, viria a pintar outros quadros, sendo estes, altamente elogiados pela crítica local. O valor de seus quadros ultrapassou os 10 mil dólares.
Notamos claramente e de maneira inical, que se trata perfeitamente de um talento que parece estar irraizado na criança. Explicações para isso? A ciência moderna propõe teorias, mas nada ainda que esteja realmente concreto sobre o caso, que, a exemplo de muitos outros de superdotação natural, levantam inúmeras hipóteses de diferentes naturezas.
De modo incial, dizemos que o superdotado natural é aquele que manifesta sua arte ainda muito precocemente, com idade média igual ou inferior aos 3 anos. Mas aviso primariamente que devemos analisar cada caso para não levantar falsas suposições a cerca de qualquer classificação de superdotação.
O que é bom dizer também é que os superdotados naturais estão muito relacionados com o fenômeno que chamamos de genialidade. Isso porque o fenômeno se apresenta de forma tão estranha que levanta hipóteses sobre o quão alta é a habilidade daquela criança.
Outro grupo interessante para analisarmos é o dos superdotados de formação, ou formados. Estes são os que, a partir de tal idade, mostra altas habilidades muitas vezes como consequência da predileção e estudo de algo.
Se a superdotação se manifestar em contexto escolar, muitas vezes, temos um superdotado de formação, porque é evidente que normalmente a criança já está numa idade mais avançada. Aquela criança que é excelente em matemática, por exemplo, é um superdotado intelectual formado, tendo em vista que a habilidade se manifestou a partir de um conhecimento prévio sobre algo ou a partir de estímulos exteriores, o que não acontece muito no grupo de superdotados naturais. 
Para critérios de observação, como já vimos, o apresso por algo não é característica só do superdotado natural, pois a simpatia é comum na grande maioria dos indivíduos que detém a sobredotação.
Desta forma, se as altas habilidades parecem nascer juntas ao indivíduo, manifestando muito precocemente, constata-se um superdotado natural, e se, ao contrário, demoram alguns anos e, podendo demandar certos estímulos para o desenvolvimento, temos um superdotado de formação ou formado.  

*Obs.: Para aqueles que se interessarem em saber mais sobre Aelita, a família da menina mantém um site na internet, www.aelitaandreart.com (em inglês), e o portal de vídeos youtube traz diversas peças da menina.

Romes Sousa

2 comentários:

  1. Me parece que, assim como no caso da Aelita, os classificados como Superdotados Naturais podem ser assim classificados devido a sua prévia exposição ao objeto de interesse. Logo, se alguns dos Superdotados de Formação fossem apresentados de antemão ao seu ofício de inclinação, averia uma oscilação, talvez relevante, no número de integrantes deste grupo. Tornando a veracidade da classificação um tanto quanto duvidosa.

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  2. Jean, o que acontece é que dependendo do Superdotado de Formação, ele não terá capacidade de desenvolver sua habilidade tão novo como o superdotado natural. Como o nome diz, é uma superdotação que se FORMA por fatores muito claros. Muitos superdotados de formação, como dizem, constroem sua habilidade por conta própria, com muito estudo por exemplo. Se ele apresentar altas habilidades ainda muito pequeno, ele será superdotado natural.
    É o que ocorre com aqueles que descobrem ser bons em alguma coisa muito tempo depois. Na verdade, a pessoa sempre pode ser excepcional em algo, mas a classificação "natural/formação" é simplesmente relativa ao período de manifestação da superdotação, sendo mais usada para atributos didáticos do que clínicos.

    Novamente, muito obrigado pela participação.
    Qualquer coisa, estarei no facebook.

    Romes

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