Superdotação e Genialidade

Superdotação é um fenômeno psicológico caracterizado pela alta habilidade de uma criança para uma determinada área, seja ela qual for. Ou seja, superdotação é uma dotação, um dote, uma capacidade superior de um indivíduo (criança) sobre os outros.
Para melhores estudos, costumo dividir o tema em: superdotação artística, ou seja, aquela em que o superdotado tem tendência ou habilidade superior para alguma arte. Estes estão em menor número, se comparado aos superdotados intelectuais. Superdotação intelectual é aquela em que o superdotado tem aptidão para alguma atividade fora das artes, muitas vezes relacionada a ciência.
Não há como definir um comportamento exato para superdotados, o que ocorre são inúmeras variáveis, o comportamento tende a mudar de um indivíduo para o outro, porém, observamos que alguns são mais isolados, na maioria das vezes com dificuldades de socialização enquanto outros são mais abertos e conseguem se socializar bem, gostam de mostrar seu potencial, diferentemente dos isolados, que retraem o que sabem permitindo que o outro descubra por si só.
Não se deve confundir superdotado com gênio, mas, todo gênio é um superdotado. Na verdade, gênio é uma nomeclatura alegórica para se referir a um grupo raríssimo de indivíduos com capacidades muito especiais para uma área. Como este blog fala de genialidade infantil, foquemos nas crianças, desta maneira, um gênio infantil é uma criança capaz de realizar fenômenos extremos, muito além da idade cronológica ou capacidade intelectual aparente do indivíduo.
Nos gênios, costuma-se notar características como o isolamento ao que não lhe é grato. Em certa idade, muitos gênios mirins se obstruem daquilo que não lhe convem. Exemplo: um gênio das ciências tende a não utilizar a arte ou não se interessar por ela. Mas, como todos os casos, temos excessões.
Outro aspecto bom de ser notado nos gênios é a iniciação em tenra idade na atividade que os torna fenômenos. Foi assim com Galileu Galilei, Einstein, Mozart e mais recentemente (com genialidade discutida), Aelita Andre, a menina de cinco anos que pinta em características estranhas a época em que vive no estilo abstrato do expressionismo britânico.
Gênios e superdotados têm sim dificuldades em algumas questões e isso é até natural que ocorra. Porém, ressalto que antes de gênios ou superdotados, são crianças com necessidades e virtudes como outras qualquer.

Romes Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário