segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Nota de Informação - Postagem sobre Estímulos e sensibilidade de superdotados

A repercussão da postagem anterior sobre Estímulos e Sensibilidades nos Superdotados fez com que eu tomasse a iniciativa de transcrever uma explicação, mantendo secreto o nome da participante a fim de preservá-la. A conversa pode esclarecer algumas dúvidas que, por ventura, tenham surgido.

Pessoa X:
 
"Retirado do texto acima: "Quando a percepção diferenciada é benéfica, vale a pena incentivá-la e aí devem os pais alimentarem aqueles pensamentos no filho, discutindo, debatendo ideias, etc." Oque isso quer dizer? Por que? "Há uma percepção diferenciada MALÉFICA ? Oque pode - se entender como maléfica ? Questionamentos além daquilo a que o sistema pode explicar? " Ou foi apenas uma falha no texto acima?

Resposta:

Ah sim, X. Por favor, permita-me explicar. Realmente usei palavras erradas. Quando estou falando sobre a percepção, estou falando a respeito da ideia formulada a partir da observação de algo. Quando falo que é benéfica é que, de forma generalizada, traz uma visão diferenciada sobre algo que beneficia realmente a sociedade. Por exemplo: numa família totalmente desligada de fatores morais, uma criança, ao ver noticiar na TV um fato sobre a morte de um idoso que estava atravessando a rua e não notou a vinda de um carro, diz: "Coitado. O trânsito poderia melhorar!". Ou seja, ela teve a percepção emotivamente e moralmente (socialmente falando) boa para a questão, enquanto o restante da família poderia dizer: "Bem feito, quem manda não olhar a rua!". Entende? A criança teve um olhar diferenciado e com base moral para algo. Soube ver outro lado da história. Agora, quando você fala de percepção maléfica, esta está associada a uma percepção avaliativa de uma situação que o sistema avalia como inaceitável. Exemplo: grupos Skinheads (desculpe se escrevi errado) tendem a fazer uma percepção moral maléfica para uma simples observação de um homossexual na rua. Se a visão de um gay gerar na criança um sentimento moralmente errôneo, temos uma percepção moralmente errada ou maléfica. Desculpe, realmente foi erro do texto. Usei as palavras erradas. Muito, muito obrigado pela alerta! Obrigado também pela visita ao blog!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário