Aelita Andre, a mais nova gênia da arte mundial |
Casos como o de Aelita são extremamente raros em nosso mundo, mas parecem, porém, terem ganhado maiores destaques de anos para cá, ou então, devem ter ocorrido com maior frequência do que em outros períodos da história.
Falo, inicialmente da genialidade na infância, um fenômeno extremamente raro, onde se pode contar nos dedos a quantidade de crianças com habilidades tão especiais capazes de desafiar uma compreensão lógica.
Deixo claro que genialidade é diferente de superdotação, porém, os dois possuem real relação. A superdotação é um acontecimento mais comum, caracterizado pela alta habilidade de uma criança para uma determinada área. Se um menino escreve ou desenha bem, é, por assim dizer, superdotado, por fazer coisas que estão a parte de sua idade cronológica.
Já quando se fala em genialidade deve-se entender uma habilidade extremamente apurada para alguma coisa. Diferente dos superdotados, encontramos na história da humanidade alguns poucos gênios que compartilham entre si características comuns como por exemplo, a iniciação na atividade que o torna posteriormente um gênio com tenra idade. Existem preciosos relatos históricos sobre Galileu Galilei, Mozart e Einstein, hoje mundialmente conhecidos, mas com um passado que instiga pesquisadores ao redor do mundo.
Genialidade, superdotação, crianças com altas habilidades. É neste mundo que este novo blog mergulhará de agora para frente. Você é o nosso convidado a participar de debates e discussões.
Bem vindo ao universo dos gênios e superdotados mirins!
Romes Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário