segunda-feira, 2 de julho de 2012

Gênios? Superdotados? Por onde caminha nossas crianças?

Aelita Andre, a mais nova gênia da arte mundial
A imagem estampada na capa deste blog é referente a menina australiana Aelita Andre, a mais nova artista plástica do mundo. A criança, hoje com cinco anos, já fez inúmeras pinturas, todas elas muito elogiadas pelos críticos de arte, o que aparentemente derruba a hipótese de que a garota faria todas essas coisas por mero acaso. A maioria prefere descrevê-la como a mais nova gênia da arte mundial.
Casos como o de Aelita são extremamente raros em nosso mundo, mas parecem, porém, terem ganhado maiores destaques de anos para cá, ou então, devem ter ocorrido com maior frequência do que em outros períodos da história.
Falo, inicialmente da genialidade na infância, um fenômeno extremamente raro, onde se pode contar nos dedos a quantidade de crianças com habilidades tão especiais capazes de desafiar uma compreensão lógica.
Deixo claro que genialidade é diferente de superdotação, porém, os dois possuem real relação. A superdotação é um acontecimento mais comum, caracterizado pela alta habilidade de uma criança para uma determinada área. Se um menino escreve ou desenha bem, é, por assim dizer, superdotado, por fazer coisas que estão a parte de sua idade cronológica.
Já quando se fala em genialidade deve-se entender uma habilidade extremamente apurada para alguma coisa. Diferente dos superdotados, encontramos na história da humanidade alguns poucos gênios que compartilham entre si características comuns como por exemplo, a iniciação na atividade que o torna posteriormente um gênio com tenra idade. Existem preciosos relatos históricos sobre Galileu Galilei, Mozart e Einstein, hoje mundialmente conhecidos, mas com um passado que instiga pesquisadores ao redor do mundo.
Genialidade, superdotação, crianças com altas habilidades. É neste mundo que este novo blog mergulhará de agora para frente. Você é o nosso convidado a participar de debates e discussões.

Bem vindo ao universo dos gênios e superdotados mirins!

Romes Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário