Psicólogos e pedagogos estimam que em uma sala
de aproximadamente trinta crianças, quatro sejam superdotadas.
Porém, qual é o sentido plausível para se
classificar o superdotado? O que é um superdotado?
Segundo diversos profissionais da área da
infância e juventude, superdotado é todo aquele que apresenta habilidades
especiais para uma área específica, seja esta qual for.
Claro fica o fato de que, o superdotado,
apresentando habilidades extraordinárias para uma área, não é um "gênio", apenas
uma criança comum, com necessidades infantis e, como jamais poderia deixar de
ser, influenciada por seu ambiente de convívio.
Atualmente, costumo separar dois grupos de superdotação a fim de facilitar o entendimento do fenômeno.
Existe a superdotação artística, no qual o
indivíduo manifesta extraordinárias habilidades para a arte e existe também a
superdotação intelectual, muito comum atualmente. Nesta, o superdotado tem
facilidade em aprender uma área específica do conhecimento, a qual lhe
interessa.
O tema superdotação é recoberto por perguntas e
questionamentos diversificados, porém, o que existe de concreto é que, até o
momento, o superdotado não apresenta características biológicas diferenciadas
dos considerados "normais".
O superdotado é um reflexo de uma nova
sociedade que se forma, dotado apenas de uma vontade de aprender e capacitado,
por instinto de criança, a se apegar ao ambiente artístico ou intelectual que
lhe é satisfatório. Este apego gera então, a vontade de se pesquisar e aprender
mais sobre o assunto, gerando um superdotado que prefiro denominar
"superdotado de formação".
Este grupo de superdotação não é específica,
mas sim muito comum e está presente nas mais diversas regiões. É natural e
completamente compreensível, visto que, a partir do instante em que a criança
passa a se interessar por uma área, tem a sua volta um enorme contingente de
oportunidades de pesquisa. Isso, logicamente, aumenta sua habilidade em uma
área, tornando-o assim, um superdotado.
O superdotado de formação apresenta, em muitas
ocasiões, características psicológicas próprias, como a vontade e instinto a
pesquisa.
Em outras postagens, estarei dissertando sobre
as superdotações artística e intelectual. Por enquanto, o que deve ser
compreendido após a leitura desta postagem é que o superdotado é apenas um ser
com capacidades maiores para uma área, porém, não deixa de ser uma criança, ou
um jovem, o que deve ser respeitado. Ficou esclarecido o fato de que, pode ser a
superdotação, uma propriedade gerada pelo próprio indivíduo. Deixo claro também
que pode e é comum que o superdotado tenha facilidades enormes em áreas que lhe
são gratas.
O tema é intrigante e vasto. Há muito a ser
dito e refletido. Voltaremos a conversar nas próximas postagens.
Romes Sousa
* Postagem retirada do blog do mesmo autor (http://romesssa.blogspot.com).
Nenhum comentário:
Postar um comentário