terça-feira, 3 de julho de 2012

Falando de superdotação: Reflexões iniciais

Psicólogos e pedagogos estimam que em uma sala de aproximadamente trinta crianças, quatro sejam superdotadas.
Porém, qual é o sentido plausível para se classificar o superdotado? O que é um superdotado?
Segundo diversos profissionais da área da infância e juventude, superdotado é todo aquele que apresenta habilidades especiais para uma área específica, seja esta qual for.
Claro fica o fato de que, o superdotado, apresentando habilidades extraordinárias para uma área, não é um "gênio", apenas uma criança comum, com necessidades infantis e, como jamais poderia deixar de ser, influenciada por seu ambiente de convívio.
Atualmente, costumo separar dois grupos de superdotação a fim de facilitar o entendimento do fenômeno.
Existe a superdotação artística, no qual o indivíduo manifesta extraordinárias habilidades para a arte e existe também a superdotação intelectual, muito comum atualmente. Nesta, o superdotado tem facilidade em aprender uma área específica do conhecimento, a qual lhe interessa.
O tema superdotação é recoberto por perguntas e questionamentos diversificados, porém, o que existe de concreto é que, até o momento, o superdotado não apresenta características biológicas diferenciadas dos considerados "normais".
O superdotado é um reflexo de uma nova sociedade que se forma, dotado apenas de uma vontade de aprender e capacitado, por instinto de criança, a se apegar ao ambiente artístico ou intelectual que lhe é satisfatório. Este apego gera então, a vontade de se pesquisar e aprender mais sobre o assunto, gerando um superdotado que prefiro denominar "superdotado de formação".
Este grupo de superdotação não é específica, mas sim muito comum e está presente nas mais diversas regiões. É natural e completamente compreensível, visto que, a partir do instante em que a criança passa a se interessar por uma área, tem a sua volta um enorme contingente de oportunidades de pesquisa. Isso, logicamente, aumenta sua habilidade em uma área, tornando-o assim, um superdotado.
O superdotado de formação apresenta, em muitas ocasiões, características psicológicas próprias, como a vontade e instinto a pesquisa.
Em outras postagens, estarei dissertando sobre as superdotações artística e intelectual. Por enquanto, o que deve ser compreendido após a leitura desta postagem é que o superdotado é apenas um ser com capacidades maiores para uma área, porém, não deixa de ser uma criança, ou um jovem, o que deve ser respeitado. Ficou esclarecido o fato de que, pode ser a superdotação, uma propriedade gerada pelo próprio indivíduo. Deixo claro também que pode e é comum que o superdotado tenha facilidades enormes em áreas que lhe são gratas.
O tema é intrigante e vasto. Há muito a ser dito e refletido. Voltaremos a conversar nas próximas postagens.
 
 
Romes Sousa
* Postagem retirada do blog do mesmo autor (http://romesssa.blogspot.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário